As contratações correlatas ou interdependentes são aquelas que repercutem ou sofrem repercussão da contratação em estudo. Devem ser pautadas e analisadas os impactos e influencias tanto no aspecto econômico quanto em logística, tais como a necessidade de comprar acessórios ao bem desejado, realização de manutenção periódica no equipamento, dentre outros.
No passo relativo às quantidades estimadas, abordei acerca da necessidade de observar as contratações interdependentes em face de sua potencial influência no quantitativo. Recomendo reler aquele tópico.
Um bom exemplo de contratação correlata ocorre na aquisição de veículos para transporte de servidores. Necessariamente – pelo menos é o que a prudência recomenda –, deve ser feita, também, a contratação para o seguro dos veículos. Como são veículos a serem bastante utilizados, é fundamental que estejam segurados, principalmente, em face de possíveis acidentes.
Do mesmo modo, o serviço de abastecimento precisa ser contratado. É possível pontuar ainda que, passado o período de garantia, também deve ser estudada a contratação para a manutenção dos veículos.
A lógica por trás dessa exigência é fazer com que as contratações sejam pensadas de forma sistêmica, integrada. Perceba que uma só existe em razão da outra. De tal modo, ao avaliar a solução (aquisição do veículo), a administração deve ponderar tudo o que envolve esta escolha.
Com efeito, como ficou assentado na etapa da descrição da solução como um todo, as contratações correlatas e interdependentes podem influenciar sobremaneira na eleição do objeto a ser contratado. Neste exemplo de demanda (transporte para servidores), é possível imaginar algumas alternativas: a) locação de veículo com motorista; b) locação sem motorista e c) utilização de aplicativos (ex: taxiGov).
Entendo que não há como definir, previamente, qual destas opções é a mais adequada. Cada uma delas possui características específicas, as quais devem ser comparadas e avaliadas, conforme a realidade do órgão, sob os aspectos financeiro, operacional e humano, além das contratações correlatas que podem vir a existir.